quarta-feira, 11 de maio de 2011

Terremoto de Lorca é o mais grave da Espanha desde 1956


O terremoto registrado nesta quarta-feira na cidade de Lorca, no sudeste da Espanha, e que provocou a morte de pelo menos dez pessoas e deixou várias feridas, é o mais grave registrado no país nos últimos 50 anos. O sismo que provocou o maior número de vítimas na Espanha desde a década de 1950 foi o registrado em 20 de abril de 1956.
Esse terremoto causou a morte de 12 pessoas, deixou mais de 70 feridas e levou ao desabamento de 500 edifícios em Granada. O último terremoto com vítimas foi o de 28 de fevereiro de 1969, no litoral da também província de Huelva, que atingiu 7,5 graus na escala Richter e deixou quatro mortos por ataques cardíacos.
Os dois terremotos registrados nesta quarta-feira na região de Múrcia, com epicentros localizados em Lorca, foram ocasionados por um "deslizamento horizontal da falha" dessa região, informaram fontes da unidade de registro sísmico da Universidade de Alicante.
Um dos responsáveis da unidade explicou que a falha de Lorca tem uma superfície de entre 40 e 50 km e está situada em "um nível praticamente superficial". Na Espanha, são registrados cerca de 2,5 mil terremotos por ano, dos quais apenas dois, em média, são sentidos pela população por mês, segundo a rede sísmica do Instituto Geográfico Nacional.
Fonte: http://noticias.terra.com.br


NA TERÇA FOI A VEZ DO PACÍFICO SUL
Terremoto violento causa tsunami no Pacífico Sul

Um violento terremoto atingiu o arquipélago de Vanuatu, no Pacífico Sul, nesta terça-feira. O tremor de 7,5 pontos na escala Richter aconteceu a 35 quilômetros de profundidade e a 40 quilômetros de distância da principal ilha do arquipélago, Efate, dando origem a um pequeno tsunami na capital Port Vila logo depois.

"Esta é apenas a primeira onda do tsunami a chegar", declarou o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, que emitiu alerta para ocorrências de grandes proporções. "Maiores amplitudes de onda podem vir a ser observadas ao longo das costas, perto do epicentro do terremoto", enfatizou. As autoridades locais aconselharam a população a se deslocar para locais mais altos, por precaução.

Ainda não há informações sobre mortos ou feridos, mas o pânico se instaurou por toda a ilha. Situada entre as ilhas Fiji e a Austrália, ao norte da Nova Zelândia, Vanuatu fica no "Anel de Fogo do Pacífico", zona conhecida pela alta atividade sísmica.
Fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/terremoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário