segunda-feira, 26 de março de 2012

"...e haverá grandes terremotos..." - Agora no Chile e na Turquia


Após terremoto, Chile está em alerta devido ao risco de tsunami A situação é monitorada pelas autoridades chilenas, que não descartam a possibilidade de ocorrência de um tsunami O terremoto de 7,1 graus na escala Richter que atingiu o Chile nesse domingo (25) gerou um alerta geral na região. Pelo menos 7 mil pessoas foram retiradas ontem e na madrugada de hoje (26) de Maule, no Sul do país. As autoridades chilenas optaram pela evacuação da área para prevenir contra os riscos de tsunami. A situação é monitorada pelas autoridades chilenas, que não descartam a possibilidade de ocorrência de um tsunami. Foram observadas alterações no nível do mar na região. O assunto é acompanhado também pelo Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é USGS). De acordo com o instituto, os últimos tremores de terra ocorreram a 300 quilômetros de Santiago, por volta das 22h37. Não há registros de terremotos de madrugada nem nesta manhã. O Chile está localizado em uma região geográfica na qual os tremores são frequentes. Em 27 de fevereiro de 2010, o Chile foi atingido por um terremoto de 8,8 graus na escala Richter, considerado o pior da história recente do país. O terremoto provocou mais de 500 mortos, a destruição de prédios e prejuízos para órgãos públicos e empresas privadas. 
As informações são da Agência Brasil. http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/apos-terremoto-chile-esta-em-alerta-devido-ao-risco-de-tsunami/ 


 Terremoto moderado atinge leste da 
Turquia segunda-feira, 26 de março de 2012 ISTAMBUL, 26 Mar (Reuters) - Um terremoto moderado de magnitude de 5 abalou o leste da Turquia nesta segunda-feira, de acordo com dados do Observatório Kandilli, sem relato imediato de vítimas. O observatório informou que o epicentro do terremoto foi em Bulanik, na província de Mus, que foi atingida por um forte terremoto em 23 de outubro, matando mais de 600 pessoas. A Turquia é cortada por linhas de falhas sísmicas e é abalada por pequenos tremores quase que diariamente. Cerca de 20 mil pessoas foram mortas por dois grandes terremotos no oeste da Turquia em 1999. 
(Reportagem de Seda Sezer) http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE82P03G20120326

Nenhum comentário:

Postar um comentário