terça-feira, 20 de março de 2012

"E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras" - Rebeldes tentam tomar a capital síria, na pior batalha dos últimos tempos


Os rebeldes sírios lutavam contra as forças do governo em Damasco nesta segunda-feira, na batalha mais violenta da capital síria desde o início da revolta que já dura um ano contra o presidente Bashar al-Assad, disseram ativistas da oposição.
Os confrontos perto do centro da base de poder de Assad pareciam ser uma investida dos rebeldes – que foram forçados a sair de Homs e Idlib e ficaram sob ataque na cidade oriental de Deir al-Zor na segunda-feira – para mostrar que ainda representam um sério desafio.
O combate começou depois da meia-noite no distrito de al-Mezze quando alguns rebeldes lançaram uma granada na casa de um general do Exército, disse Rami Abdulrahman, que dirige o grupo oposicionista Observatório Sírio para Direitos Humanos, baseado na Grã-Bretanha.
Citando moradores locais, ele contou que os atiradores em seguida se refugiaram em um edifício onde lutaram contra soldados, com tiros por todo o bairro. A agência de notícias oficial da Síria, a Sana, disse que três rebeldes e um membro das forças de segurança morreram.
O confronto armado aconteceu apenas dois dias após duas explosões terem matado ao menos 27 pessoas no coração da cidade, em um sinal de que a capital pode estar lentamente afundando no caos. ”Esses confrontos foram os mais violentos e os mais próximos do quartel-general das forças de segurança em Damasco desde o início da revolução síria”, disse Abdulrahman.
Um vídeo mostrou os dois últimos andares de um bloco de apartamentos não identificado chamuscados pelo fog. Suas paredes e escadas estavam com buracos de bala e estilhaços.
Força OrientalAssad está lutando pela sobrevivência de sua dinastia familiar, que governa a Síria por mais de quatro décadas, e rejeitou os apelos de grande parte do Ocidente e do mundo árabe para renunciar.
Suas tropas lançaram ações repressivas nas últimas semanas, retomando boa parte do território perdido, mas a violência não diminuiu e analistas alertam que a revolta poderia degenerar para uma guerra civil, colocando a seita minoritária alauíta, de Assad, contra os sunitas, que constituem 75% da população de 23 milhões de pessoas.
Testemunhas disseram que forças pró-Assad invadiram a cidade de Deir al-Zor nesta segunda-feira para tomar áreas anteriormente sob controle do Exército Livre da Síria — uma força de resistência levemente armada liderada por desertores do Exército. Pelo menos um civil morreu no ataque, disseram moradores à agência inglesa de noticias Reuters.
A Sana informou que 13 civis foram mortos a tiros por “terroristas” da oposição perto de Homs, a terceira maior cidade da Síria, no domingo, e que os rebeldes também tinham destruído uma ponte ferroviária que liga Damasco à região sul de Deraa.
Extraído de:
http://correiodobrasil.com.br/combates-na-capital-sao-os-piores-do-levante-na-siria-2/408853/

Nenhum comentário:

Postar um comentário